Skip to content
Itacaré News

Itacaré News

Você bem informado!

Primary Menu
  • Itacaré
  • Bahia
  • Brasil
  • Política
  • Turismo na Bahia
  • Política

Lewandowski diz que crimes contra o Estado são impassíveis de anistia

Dennis Moraes 11 de janeiro de 2026
1768160862_3-anos-8-de-janeiro-mc_abr_08012026-4.jpg

© Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta quinta-feira (8) que crimes cometidos contra o Estado Democrático de Direito são “imprescritíveis e impassíveis de indulto, graça ou anistia, sobretudo quando envolvem grupos civis e militares armados”.

Ao participar de ato oficial, no Palácio do Planalto, que marca os 3 anos dos ataques perpetrados por manifestantes apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro às sedes dos Três Poderes, em Brasília, o ministro alertou ainda que é preciso manter a vigilância em relação a atos que ameacem a democracia.

“Embora entre nós, as próprias instituições republicanas tenham, a muito custo, conseguido debelar a intentona, é preciso ter sempre em mente a célebre advertência de Thomas Jefferson: ‘O preço da liberdade é a eterna vigilância’”, disse.

“A solenidade hoje [quinta-feira], que vem sendo repetida todos os anos, tem justamente esse propósito, de recordar a todos que é preciso permanecer unidos e vigilantes em defesa da nossa liberdade, a duras penas resgatada”, completou Lewandowski.

Durante o ato, o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, defendeu que aqueles que cometeram crimes devem sofrer punições com rigor. “Se, perdendo as eleições, tentaram um golpe de Estado, imagine o que não teriam feito se tivessem vencido as eleições”, afirmou.

Ao citar o ex-governador de São Paulo Mário Covas, Alckmin declarou que “homens e mulheres públicos podem ser um pouco mais à direita, um pouco mais à esquerda, um pouco mais altos, um pouco mais baixos, um pouco mais fortes, um pouco mais fracos. O que diferencia é quem tem apreço pela democracia e quem não o tem”.

“Três anos depois do fatídico 8 de janeiro, esse encontro mostra a pujança das instituições brasileiras. Os Três Poderes reagiram de maneira uníssona ao 8 de janeiro. O Poder Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Boas instituições fazem a diferença. As pessoas passam. As instituições ficam. E as boas instituições ajudam o país para que ele possa avançar”, afirmou Alckmin.

Fonte: Agência Brasil

About the Author

Dennis Moraes

Administrator

Visit Website View All Posts

Post navigation

Previous: Empresariado brasileiro comemora avanço no acordo com União Europeia
Next: Jerônimo Rodrigues e Rui Costa autorizam obras do Novo PAC com investimento superior a R$ 27 milhões em contenções de encostas em Salvador | SECOM

Matérias Relacionadas

3-anos-8-de-janeiro-mc_abr_08012026-4.jpg
  • Política

Lewandowski entrega carta de demissão do Ministério da Justiça a Lula

Dennis Moraes 11 de janeiro de 2026 0
lula_rio_doce_2.jpg
  • Política

Lula comemora acordo entre Mercosul e UE: “vitória do diálogo”

Dennis Moraes 10 de janeiro de 2026 0
0d8a1436.jpg
  • Política

Lula sanciona com vetos lei que prevê regras mais rígidas para devedor

Dennis Moraes 10 de janeiro de 2026 0

Desenvolvido por Dennis Moraes - Itacaré News